Foto: Ascom SMTT |
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) determinou às empresas de ônibus de Maceió o aumento mínimo de 20% da frota para evitar aglomerações nos coletivos. A medida foi publicada na edição desta quinta-feira (11), do Diário Oficial do Município (DOM), e é uma tentativa do órgão para minimizar o risco de contágio pelo coronavírus.
Com a portaria, as empresas concessionárias do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) ficam obrigadas a ofertar, de imediato, quantidade de veículos que ultrapassem o percentual previsto. Elas também podem, quando necessário, flexibilizar a operação de saída dos veículos, inclusive, permitindo o início da viagem de pontos distintos aos terminais.
A SMTT determinou, ainda, o retorno imediato das viagens semi-expressas das linhas: 223 – Ipioca/Mercado (via Poço); 604 – Eustáquio Gomes/Terminal Cruz das Almas; 716 – Clima Bom/Ponta Verde; 906 – Pontal/UFAL; e 704 – Benedito Bentes/Ponta Verde.
Na semana passada, o órgão liberou a criação da linha 601 (Benedito Bentes – Jatiúca, via Eco Via Norte) e anunciou melhorias em outros itinerários que cruzam a cidade.
Os usuários e funcionários do transporte devem adotar, obrigatoriamente, as medidas preventivas contra o coronavírus, como uso de máscaras. Durante as viagens, os veículos devem circular com as janelas abertas. A sanitização dos coletivos precisa ser feita antes e depois da operação, no retorno à garagem.
Na mesma portaria, o superintendente da SMTT Maceió, André Costa, manteve a proibição da utilização do Cartão Bem Legal, na modalidade Cidadão, para o programa “Domingo é Meia”, e informou que a fiscalização para as novas regras será feita diariamente.
O descumprimento, conforme consta na portaria, pode levar o órgão a autorizar o transporte de passageiros alheio ao sistema de integração.
Por: Thiago Gomes, Portal Gazetaweb.com
0 Comentários