Imagem: Receita Federal/Divulgação

O programa gerador do Imposto de Renda 2021 ano-base 2020 foi liberado para download pela Receita Federal nessa quinta-feira (25), ficando disponível para quem precisa fazer a declaração, cujo prazo de entrega vai do dia 1º de março a 30 de abril.

Assim como nos anos anteriores, o Programa IRPF 2021 tem versões para computador e dispositivos móveis. Se você vai usá-lo para fazer a declaração no PC ou no notebook, efetue o download na página da Receita Federal.

Na hora de baixar o arquivo, escolha a opção conforme o sistema operacional utilizado (Windows, Linux ou macOS) ou a alternativa “Multiplataforma”, que vem com um arquivo comprimido (.zip). Todas trazem o Java embutido, não exigindo mais a instalação à parte, exceto a versão zipada (neste caso, o usuário precisa tê-lo em sua máquina).

Versão do app para Android.Versão do app para Android.Fonte:  Google Play Store/Reprodução 

Já para declarar seus rendimentos no celular ou tablet é só baixar a versão atualizada do app Meu Imposto de Renda nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS). Há ainda a opção de fazer a declaração online, na página "Meu Imposto de Renda", acessada por meio do Portal e-CAC.

Declarações pré-preenchidas

Uma das novidades anunciadas pela Receita para este ano é a ampliação do número de contribuintes aptos a utilizar a declaração pré-preenchida. O acesso será liberado para as pessoas que possuem conta no portal Gov.br com autenticação em duas etapas habilitada.

Essa modalidade, anteriormente disponível apenas para quem tinha certificado digital, traz a declaração preenchida previamente com base em informações já prestadas à Receita Federal por outros meios, cabendo ao usuário conferir os dados e fazer as alterações, se necessário, além de complementar o cadastro.

A funcionalidade, encontrada no Portal e-CAC, deve estar liberada no dia 25 de março, segundo o órgão. As informações armazenadas no serviço também podem ser salvas na nuvem e usadas em outros meios de preenchimento da declaração.




Por: André Luiz Dias Gonçalvesvia nexperts, Tecmundo