Medida se baseia em dados das autoridades sanitárias sobre o aumento do contágio, internações e óbitos.

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara Municipal de Maceió vereador Galba Neto (MDB) informou, nesta segunda-feira (8), que a partir desta terça-feira, as sessões ordinárias da Câmara passam a ser totalmente on-line, por teleconferência. As novas regras para o funcionamento da casa permanecerão enquanto o número de casos, óbitos e internações da Covid-19 se mantiverem em alta na capital e no Estado. O ato vale enquanto persistirem as medidas não farmacológicas de distanciamento social e atinge também os servidores comissionados e efetivos que não exerçam trabalhos essenciais.

Para a participação nas sessões, os vereadores irão receber um link que será gerado e garante a presença virtual em sistema operacional IOS e Android. Do mesmo modo, para facilitar o conhecimento da pauta do dia ela será publicada com 24 horas de antecedência. Apenas os integrantes da Mesa Diretora estarão presentes à casa para organizar a sessão.

O ato também destaca que vereadores, servidores e colaboradores que estiverem em viagens internacionais ou em Estados com alto índice de contaminação e internações, precisam, antes de se apresentarem ao trabalho, cumprir licença compulsória de 14 dias, a contar do regresso dessas localidades. Essa condição também vale para o caso de parentes que tenham ficado expostos às mesmas situações. Em ambos os casos, deverá haver comunicação prévia seguida de comprovação.

As medidas preventivas acontecem em consonância com a edição do novo decreto do Governo do Estado que determinou o recuo da fase azul para a fase laranja da capital, litoral e região metropolitana. Vale lembrar que o mesmo decreto incluiu as regiões a Agreste e Sertão na fase vermelha. Em ambos os casos, as determinações sanitárias indicam que haja cooperação dos vários segmentos sociais para que se evitem aglomerações.










Por: Pâmela de Oliveira, Portal Gazetaweb.com / com assessoria