Foto: Scott Graham | Unsplash |
O Conexão Política possui em sua linha editorial a defesa pela economia de mercado. Como empresa e marca, sabemos o quão difícil foi o ano de 2020, especialmente para os empreendedores de micro, pequenos e médios negócios.
De acordo com dados oficiais, quase metade (49%) desses empreendimentos foram atingidos negativamente com os efeitos gerados pela pandemia do vírus chinês.
No entanto, pesquisa divulgada pela Serasa Experian demonstra que, mesmo em tempos de crise, a confiança do verdadeiro empreendedor não se abala diante de dificuldades externas.
Dos 521 empresários de pequeno e médio porte entrevistados pela marca de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, 90% acreditam que o momento de crise sanitária e econômica abriu espaço para novas oportunidades.
Para 38% dos empresários, a crise abriu espaço para aprender novas modalidades de vendas, 33% acreditam que o momento permite empreender e inovar, enquanto 33% estão revendo as parcerias e os fornecedores.
Outras oportunidades citadas pelos micro e pequenos empreendedores foram: aplicar estratégias de acordo com o perfil dos clientes (26%), investir em novas tecnologias (26%) e ter mais tempo para planejamento e gestão (21%).
Mais da metade (52,6%) dos empresários pretende expandir os negócios com o fim da crise e retomada da economia, enquanto 29,2% estimam que conseguiram voltar ao mesmo patamar de antes do surto de covid-19.
Fora os 49% que afirmam ter sofrido os efeitos negativos da pandemia, 36% disseram não ter tido perdas e 15% conseguiram ter um saldo positivo no intervalo.
A principal mudança estrutural promovida pelas empresas foi a alocação de recursos para trabalhar e atender de forma remota, mencionada por 53,2%, seguida pelos investimentos em tecnologia para as vendas não presenciais (51,7%).
A gestão financeira foi um ponto em que 39,4% dos empreendedores fizeram alterações importantes para passar pelo período.
Por: Marcos Rocha, Conexão Política
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