Foto: Divulgação |
Na Câmara, este é o primeiro ano com o número ampliado de vereadores; já na ALE, o que chamou a atenção foi o anúncio de Renan Filho de que vai recuar da ofensiva contra servidores
A Câmara de Vereadores de Maceió e a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) retomaram às atividades nesta quinta-feira (18). Na Câmara, esta foi a primeira sessão da nova legislatura e contou com a presença do prefeito de Maceió, JHC (PSB), que enalteceu a importância do parlamento.
Este é o primeiro ano em que a Câmara de Maceió vai funcionar com o número ampliado de vereadores, que passou de 21 para 25. São 14 parlamentares em primeiro mandato. Antes da abertura dos trabalhos, cada vereador recebeu o Regimento Interno e Lei Orgânica que devem servir de referência para as atividades diárias. A aprovação do orçamento deve ser a primeira votação da casa.
No discurso de abertura dos trabalhos na Casa de Mário Guimarães, o prefeito JHC disse que este é o momento de desmontar os palanques e construir um futuro melhor para a capital, trabalhando juntos. “Um momento de grande importância para unirmos esforços e fazer nossa cidade avançar. Por 10 anos fui deputado, estadual e federal, e sei da importância do Parlamento. O ano de 2020 foi difícil, mas o povo de Maceió é um povo forte”, declarou o prefeito.
Já na ALE, o governador Renan Filho (MDB) prestou contas das ações de governo, principalmente para atenuar as consequências da pandemia de Covid-19. Além disso, o chefe do executivo estadual projetou novos investimentos em diversos setores e a realização de concursos públicos.
Mas o que chamou mesmo a atenção na fala de Renan Filho foi o anúncio de que vai recuar da ofensiva contra o funcionalismo – sobretudo os aposentados - e vai enviar à ALE um projeto para diminuir o percentual de 14% de contribuição previdenciária que estrangulou as contas dos trabalhadores públicos. O governador tem sido duramente pressionado pelas críticas e cobranças das entidades de classe que representam os servidores de Alagoas.
Por: Hebert Borges, Portal Gazetaweb.com
0 Comentários