Programação completa foi apresentada à imprensa durante entrevista coletiva.


Mais de 80 atrações locais e nacionais devem se revezar nos 50 arraiais (incluindo um central) que estarão espalhados nas festas juninas da capital. A programação do "São João em Maceió é praia, festa e forró" foi apresentada à imprensa, na manhã desta segunda-feira (09), em entrevista coletiva no Mercado de Jaraguá. Mais de 80 atrações locais e nacionais estão agendadas.

Entre os artistas convidados, estão Gusttavo Lima, Leo Magalhães, Marília Mendonça, Saia Rodada, Cezinha, Nanara Belo, Iohannes e Cavaleiros do Forró. A programação ainda vai ser ampliada com artistas locais e regionais. Trios e bandas de forró serão selecionados por edital. Os valores ainda estão sendo negociados.

As bandas de rock para o polo da Praça Dois Leões também vão ser selecionadas por edital. Nos arraiás nos bairros serão selecionados aqueles que apresentarem mais mobilização. Cada um vai receber R$ 6 mil de ajuda de custo.

Cada arraial terá que usar 20% da verba para contratação de trio pé de serra. Todos os editais serão lançados até o dia 16.

O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinicius Palmeira, disse que, no Jaraguá, funcionará o pplo central, onde acontecem os shows nacionais no São João e no São Pedro, e também outros pplos, como o da Praça Marcílio Dias.



"Vamos fechar do coreto até a Praça Dois Leões. O que queremos é, sobretudo, celebrar a diversidade cultural da nossa terra dentro de uma tradição que toca a todos nós. A abrangência desse São João vai chamar atenção".

Serão 50 arraiás nos bairros e um polo de "Forrorock", com mais de 80 atrações. Os shows nacionais acontecem durante cinco dias (22, 23 e 24, 29 e 30). Mas, a área terá outros shows locais, principalmente de forró pé de serra. O evento vai do dia 20 ao dia 30.

Segundo Vinícius Palmeira, agora Maceió tem condições de concorrer com outras cidades já tradicionais na festa. "Temos vantagem que os outros não têm. Temos um parque hoteleiro fantástico e uma cidade com orla. O tema da festá é 'São João em Maceió é praia, festa e forró' e queremos entrar nessa rota de competitividade com outras cidades".

O trem do forró ainda está sendo negociado com a CBTU, mas deve acontecer no dia 20, com abertura em Fernão Velho. Mas, a realização ainda não foi oficializada.

A estrutura do arraiá central ficará a cargo da Branco Produções. Os demais polos serão de responsabilidade do município.


GRATUITO
O prefeito Rui Palmeira afirmou que será feito "o maior São João que Maceió já viu". "Vamos continuar incentivando os arraiás nos bairros da cidade, mas também vamos fazer um grandioso São João no Jaraguá, que não vai ficar devendo para nenhum dos grandes do Brasil. Vai ser uma festa muito bonita com atrações nacionais e locais", acredita.

Ele disse que a prefeitura vai ajudar os pequenos arraiás. "Vamos incentivá-los e pelo menos um arraiá por bairro terá o apoio financeiro da prefeitura pra gente manter as tradições do arraiá da comunidade, do forró pé de serra".

Segundo ele, a logística vai ser parecida com o Maceió Verão, com shows gratuitos e um espaço para ser comercializado pela empresa, com camarotes e front stage. 

"Será feito para permitir que o show à população continue gratuito. Quem quiser ter mais conforto pode comprar camarote, mas a tônica é a mesma, de um show gratuito para 30, 40 mil pessoas".






Fonte: GazetaWeb