Acompanhando os lançamentos e novidades do mundo da tecnologia, provavelmente você já se deparou com o termo “relógios inteligentes” ou leu sobre “dispositivos vestíveis”. Agregando tecnologias de ponta e praticidade em um formato compacto, wearables do tipo vêm ganhando espaço no mercado e são vistos como tendência futura por muitas fabricantes.
Acompanhando os lançamentos e novidades do mundo da tecnologia, provavelmente você já se deparou com o termo “relógios inteligentes” ou leu sobre “dispositivos vestíveis”. Agregando tecnologias de ponta e praticidade em um formato compacto, wearables do tipo vêm ganhando espaço no mercado e são vistos como tendência futura por muitas fabricantes.
Seja na forma de relógios, pulseiras ou até mesmo óculos de realidade virtual, esses aparelhos evoluem rapidamente e estão cada vez mais acessíveis ao grande público. Assim como acontece atualmente com os smartphones, não deve demorar muito tempo até que eles se tornem uma parte integral da vida de muitas pessoas.
O que são wearables?
Embora o termo wearable já dê pistas de como funciona um dispositivo do tipo, a nomenclatura não conta todos os detalhes. A tecnologia em questão não somente pode ser usada como uma peça de roupa ou um acessório, como também tem que possuir características que a conectem a outros aparelhos ou à internet.
Em outras palavras, aquele fone de ouvido de última linha ou um relógio digital não necessariamente são wearables — embora eles também possam se encaixar na categoria. A geração mais recente de gadgets é conhecida por trazer uma série de sensores que ajudam a aumentar sua organização, incentivar a prática de exercícios ou acompanhar programas de perda de peso, entre outras possibilidades.
Wearables na sua vida
Embora a definição de wearables seja bastante ampla, incorporando desde jaquetas inteligentes até colares com alguma espécie de conectividade, suas encarnações mais conhecidas são as smartbands e os smartwatches. Trabalhando muitas vezes de forma integrada com smartphones, dispositivos do tipo são especialmente atraentes para quem deseja levar uma vida mais ativa.
Complemento para uma vida saudável
Optando por um formato discreto, as smartbands são pulseiras equipadas com tecnologias inteligentes que se mostram perfeitas para a prática de exercícios. Um bom exemplo da categoria é a Gear Fit 2, da Samsung, que traz um GPS integrado para permitir que você acompanhe suas rotas enquanto pratica exercícios ao ar livre.
O acessório também registra em tempo real a velocidade e a distância de suas corridas, permitindo acompanhar com precisão a evolução rumo a seus objetivos pessoais. Um sensor de batimentos cardíacos garante não somente a precisão das informações obtidas, como permite acompanhar a intensidade de seus exercícios — deixando a seu cargo a decisão de aumentar ou não seus esforços.
Essas mesmas funções podem ser encontradas no Gear IconX, acessório que muda a forma como pensamos em fones de ouvido. Capaz de reproduzir músicas por conexão Bluetooth ou por conta própria — graças a uma memória interna de 4 GB que suporta até 1 mil faixas — ele tem um design que elimina qualquer espécie de cabo visível.
Essas características são acompanhadas por sensores de batimentos cardíacos que acompanhem seu progresso em tempo real. Comandos por toque e um sistema de notificações por voz garantem atualizações em tempo real sobre distâncias percorridas e a quantidade de calorias queimadas, entre outras informações. As informações registradas pela Fit 2 e pelo IconX podem ser enviadas para smartphones Galaxy compatíveis com o Android 4.4 (ou superior), aumentando ainda mais seu aproveitamento. Através do smartphone você obtém relatórios de desempenho completos, determina rotinas de treino e vê relatórios completos sobre seu avanço — que pode ser comparado com o de outros amigos que possuem os wearables.
Smartwatches
Os smarwatches podem ser vistos como uma versão mais completa das smartbands. Geralmente adotando um visual mais clássico, semelhante a relógios tradicionais, dispositivos da categoria se beneficiam de hardwares mais completos e de telas com área mais generosa — o que permite gerenciar a reprodução de músicas e, ao pareá-los com seu smartphone, conferir notificações de suas atividades online.
A Samsung é uma das empresas que mais investe nesse mercado, oferecendo ao público brasileiro dois dispositivos repletos de recursos: o Gear S2 e o Gear S3. Baseados no sistema operacional Tizen, os relógios inteligentes estão disponíveis em modelos que apelam tanto para quem prefere visuais mais clássicos quanto para quem deseja um acessório com características mais modernas.
Fonte: Tecmundo
0 Comentários